Poste no seu Twitter !

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Como me apaixonei por um comunista

Lembro que deveria correr o ano de 1993, quase fim-de-ano, estávamos viajando, meu irmão e eu pela BR290 rumo a Alegrete. Ao entrarmos no acesso a um posto, perto de Cachoeira do Sul, cruzou por nós um veículo vermelho fazendo um característico gemido de 4x4 em alta(?) velocidade. Recordo que meu irmão comentou: - Deve ser o Niva, o jipinho russo do Collor...
Mais tarde ao conversamos, ele comentou que já tinha visto um e era o veículo ideal para as estradas da nossa zona rural.
A vida seguiu e nunca mais esqueci aquele som.
Volta e meia ele manifestava a vontade de ter um.
Em 1997, meu irmão nos deixou para sempre e não pode realizar o sonho do jipinho.
Tive de assumir parte dos negócios da família e a primeira providência que tomei foi comprar um Niva.
Achei o meu numa loja de automóveis de Porto Alegre. Bastante novo e completo com bolsa de ferramentas, bomba de encher pneus, manivela de partida, manual original. Era um Pantanal, vermelho. Tinha sido de uma médica que o comprara para ir de Porto Alegre, nos fins-de-semana, ao seu sítio, distante 40 km da cidade com 5 de chão batido...
Desde então estou com ele. Oigalê, carro valente ! Durante 10 anos tomou pedrada, engoliu barro, ficou estacionado embaixo de um cinamomo por 2 meses, teve sua frente comida pelo meu Rottweiler, cruzou em atoleiros onde jaziam Toyotas, levou e trouxe minha família, peões, cães, vizinhos. Reboquei, dei carona, viajei, pesquei, acampei, medi campo e até gado toquei.
Tornou-se um membro de minha família. Beberrão, esquisitão, cheio de mania, mas apaixonante.
Hoje, descansa em uma garagem aqui perto de casa.
Pintado, quase recuperado. Posso dizer que gosto mais de andar nele do que em meu outro carro, um Omega CD 3.0, minha outra paixão.
Jamais o deixei sem manutenção preventiva e ele só me deixou na mão duas vezes, quando esqueci dela...
Jamais o venderei.
Apesar de ser democrata e capitalista, deste comunista eu gosto muito.
__________________

Nenhum comentário: