Poste no seu Twitter !

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Hot Rod

Traduzindo para o português significa Biela Quente. Simplificando Hot Rod é um Veículo Antigo que possui mecânica potente.Existe várias versões sobre o surgimento do Hot Rods, aqui uma das versões:Após a 2º guerra mundial a indústria retornava a fabricação de veículos, mas os modelos eram praticamente os mesmos de 1942 quando houve a interrupção na produção, então os jovens da época começaram a montar carros da década de 20 e 30 com mecânica atualizada.

O que é um Hot/Street Rod?

Trata-se de um Hobby onde carrocerias de carros antigos recebem mecânica moderna, geralmente motores V8 com muitos cromados, além de pinturas chamativas tendo características particulares que refletem a personalidade do proprietário, não importando a marca, o modelo, quantidade de rodas a tração ou tamanho e, sim a criatividade e o bolso de seu construtor.

Hot Rod - Foram os primeiros veículos convertidos. São utilizados veículos da década de 20 ou de 30, muitas vezes desprovidos de pára-lamas, para choques e acessórios. Possuem motores V8 com um veneno pesado e muitos cromados.

Street Rod - É praticamente um hot de smoking, usando componentes e acessórios originais, com pinturas e acabamentos especiais. Possui mecânica V8 com veneno médio ou pesado com muitos cromados e acabamento luxuoso. São dóceis no transito urbano e " bravos " quando exigidos.

São normalmente carros em perfeito estado de conservação, e com adaptações perfeitas. Constantemente encaram muitos km nas estrada, para participarem de eventos em cidades e estados diferentes. A característica principal de um Hot/Street Rod é a mecânica com muitos cromados de alta potência.

Segundo entusiastas que trabalham para que seja aceita a legalização no Brasil, a " brava " mecânica de seus carros não esta associada ao uso em altas velocidades, ainda por que para construir um Hot Rod é consumido muito tempo e dinheiro e não seria interessante colocar em risco um patrimônio tão valioso, tanto em valor sentimental quanto financeiro.
As conversões não se limitam somente a estes descritivos, pois cada conversão é especifica para cada proponente, variando o gosto pessoal, o veículo disponível, a cultura e o bolso de cada um, não existindo um convertido Idêntico ao outro. Alguns puristas colecionadores de autos antigos renegam os convertidos, considerando-os "abortos feitos em fundo de quintal" e denominando-os carinhosamente de HOT DOG.


Atualmente o hobby esta amplamente divulgado no mundo inteiro, e graças a Internet podemos ver que alem dos Hot/Street Rods americanos, existem Hots na Europa, Ásia, África e Austrália. E em vários países o hobby é amplamente divulgado e reconhecido pelas autoridades, eles normalmente possuem Federações e Associações que representam os proprietários.

A NHRA - National Hot Rod Association é um exemplo disso, pois regulamentariza todos os tipos de expressões e competições de veículos especiais nos Estados Unidos.
No Brasil existem vários adeptos do hobby espalhados pelo país. Os entusiastas estão buscando uma regulamentação oficial para o hobby. Hoje o código de transito faz referencia a Carros Antigos originais que não abrange todas as categorias de autos antigos existentes no Brasil. Hoje de acordo com a resolução nº 25 do Contran que dispõe sobre modificações de veículos, passa a existir o veículo denominado " VEÍCULO MODIFICADO ".

Quanto se gasta para construir um Hot Rod?

O custo de um Hot depende de vários fatores, exemplos:O Modelo escolhido: Quanto menor for o carro, o numero de portas, quantidade de detalhes, mais barato será.O Estado do Carro escolhido: Quanto mais conservado melhor, uma economia na hora de comprar o carro pode gerar um grande gasto na reforma.

Como construir um Hot Rod?

Antes de mais nada, procure ler o máximo sobre o assunto, participar de encontros. Assim você poderá decidir o modelo que você realmente deseja construir. Nunca compre um carro somente levando em conta a oportunidade. Hoje carro antigo não é um investimento, por isso você tem que estar certo do que você quer.

Como comprar um Hot Rod pronto?

Para que fazer um Hot ? Se podemos comprar um prontinho e pela metade do preço.Parece simples, mas não é !Quando você comprar um Hot pronto ele esta personalizado de acordo com o gosto do proprietário que o construiu, dificilmente seu gosto vai bater em 100% com o antigo proprietário, ai começa os gastos.Outro ponto que pode comprometer toda estrutura do Hot, é como foi feita as adaptações mecânicas, uma suspensão mal adaptada pode significar um carro que nunca dará alinhamento.Por isso é necessário fazer um exame de toda a estrutura do Hot além de um teste drive em todas as situações possíveis.

Quem deve possuir um Hot Rod

- Quem é apaixonado por Carros, mecânica e velocidade
- Quem sabe valorizar cada detalhe de um carro antigo
- Quem gosta de andar na frente de carro novo
- Quem prefere ele mesmo fazer os serviços no carro
- Quem curte viajar para encontros de Antigos
- Quem participa dos encontro promovidos pela turma
- Quem gosta de fazer amigos
- Quem sabe o que é bom

Porque possuir um Hot Rod

- Porque é um exemplar único
- Porque é um carro personalizado
- Porque possui alto desempenho
- Porque são Bonitos
- Porque são confiáveis
- Porque so tendo um para explicar

Dez Mandamentos do proprietário de um Hot Rod.

1. Nunca preferir andar em carro atual e deixar seu Hot na garagem
2. Andar com seu Hot sempre limpo e reluzente
3. Nunca deixar um carro 1000cc ultrapassar seu Hot
4. Cuidar pessoalmente do seu Hot, nunca coloque na mão de qualquer um
5. Participar dos eventos, encontros, passeios junto com a turma
6. Nunca deixem falar mau de seu Hot Rod
7. Nunca diga que seu Hot ficou pronto
8. Não trocar seu Hot por uma partida de futebol
9. Não abandonar um Hot para construir outro
10. Não vender seu Hot Rod por preço algum


Compilado do site Velozes e Curiosos

Um comentário:

Rebert Tomaz disse...

blog muito bacana, hotrod é isso mesmo.
Se falar na emoção que é ouviu um v8 berrando aos pés dos nossos ouvidos.
Ah! no www.hotclassic.net tem umas fotos bacanas de hotrods, inclusive dos eventos em lindóia SP. Dá uma olhada lá depois.