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terça-feira, 11 de janeiro de 2011

A opinião do Mestre Mahar

Enviei um e-mal a José "Mahar" Ribeiro de Rezende, o guru automotivo que mantém o Blog Maharpress, sobre a questão da Placa Amarela.

Eis a resposta:


Cunha,
o furor legiferante é grande...mas como tudo na vida, pode ser uma faca de dois gumes. De um lado acaba o inferno de usar um carro que não é original e não atende aos ditames do Código de Trânsito. De outro lado pode ser um inferno para obter a tal placa.
Na Califórnia agora a GM vende um motor injetado com catalizador que é mais limpo que qualquer um dos anos 50 e 60. É o motor do Camaro em um kit para comprar solto e completo, com níveis de emissões de 2011.
Mas como tem acontecido com a Placa Preta dos originais, de um modo geral pode ser bom, pois tira o poder de julgamento do guarda da esquina a respeito do que pode ou não pode.
Além disso não é impossível fazer um carro que se adapteàs regras do Código. Eu mesmo já tive um Chevrolet 1951 com um motor 261 de Chevrolet Brasil bem regulado que passava até no sniffer do Detran do Rio, com todas as luzes regulamentares. Passava até no dinanmômetro de freios....não se apavore. Em ultimo caso a Justiça está aí mesmo para proteger o cidadão contra legislações que retroajam em desfavor: se passava quando o carro foi emplacado isso se torna um direito.
Um abraço e boa sorte
Mahar


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