Poste no seu Twitter !

terça-feira, 22 de março de 2011

Todos os carros do mundo

Gosto de todas as tendências automotivas.
Sou um huomomóvel.
Nasci com rodas.
No entanto sou um desporchado, como diz o piloto @caburza .
Me resta cometer a delinquência da rebeldia sadia
aditivada a octanas mais tímidas.
Timidez que me acelera nitrado para uma paranóia de exclusividade.
Tenho um queda poética beatinik por hot, street e rat rods.
Minha alma tem rumo de auto-estrada,
tem canção de pneus, tem sangria de óleo.
Sempre quando tento escrever algo promissor,
minha tangente literária contorna perfeita e pisa gás na saída da curva.
Mesmo textos de aparência prosaica como este,
tipo acessórios de carros um ponto zero, acionam o turbo.
Meu projeto mais tunado de sobrestêrço das letras
inclui veículos e longas rotas de textos na contramão.
Automóveis e suas ferrugens, parafusetas e rebinbolas,
tranquetas e suas ferramentas, antigos, novos, refinanciados,
os por busca e apreensão, atolados, abandonados, depenados.
Todos os carros do mundo vem a mim para a bênção do óleo ungido
contra o demônio inspeção veicular.
Não saireis desta rodovia sem a glória emplacada
como o invento mais amado pela raça humana.
Pé no fundo.
Amém.

segunda-feira, 21 de março de 2011

A luta do Marin é a nossa luta

E-mail recebido em 20 de março de 2011.
Postado na íntegra.
Caixa alta é original do autor.



MEUS AMIGOS

NAS REUNIÕES QUE FIZ COM O PESSOAL DO CONTROLAR ,NO ANO PASSADO , FOI
FALADO QUE ELES ESTAVAM VENDO OS NIVEIS NOS CARROS ANTIGOS PARA
REFAZEREM OS COEFICIENTES (NÃO FIZERAM NADA) .
GOSTARIA DE VER ELES PEGAREM QUALQUER CARRO ANTIGO , QUE ESTEJA
GUARDADO NA GARAGEM , LIGAR E PASSAR NOS NIVEIS QUE ELES NOS IMPÕE ,
PRINCIPALMENTE EM UM CARRO COM MOTOR À AR .
NOSSOS POLITICOS QUE TANTO FALAM EM EMPREGOS , DEVERIAM SABER
QUANTA GENTE VIVE DE EMPREGOS DIRETOS E INDIRETOS DO MUNDO DO AUTOMOVEL
ANTIGO , PRINCIPALMENTE DOS MODIFICADOS .
ELES FALAM QUE OS CARROS ANTIGOS POLUEM MUITO , MAS VAMOS PENSSAR
, QUANTOS CARROS ACIMA DE TRINTA ANOS AINDA CIRCULAM PELA CIDADE ?
QUANTOS SÃO DE SÃO PAULO ? QUANTOS ESTÃO DEVIDAMENTE LICENCIADOS ?
CASO ESTES ANTIGOS QUE ESTÃO CIRCULANDO E AINDA ESTÃO LICENCIADOS ,
NÃO CONSIGAM PASSAR PELA VISTORIA , VÃO FICAR IRREGULAR , NÃO VÃO FAZER
NENHUMA MANUTENÇÃO E VÃO VIRAR VERDADEIRAS ARMAS NAS MÃOS DAS PESSOAL ,
POIS NÃO VÃO DEIXAR DE CIRCULAR .
ESTAMOS NUMA SITUAÇÃO DIFICIL ,
TENHO CONVERSADO COM DIVERSAS PESSOAS , PARA VER QUEM CONSEGUE AJUDAR
, PARA QUE CARROS ACIMA DE TRINTA ANOS NÃO PRECISEM PASSAR PELA VISTORIA
VEICULAR .
TEM UMA LEI PARA SER VOTADA PARA QUE A INSPEÇÃO SEJA OBRIGATORIA EM
TODO ESTADO DE SÃO PAULO .
CONVERSEI COM O SR MARCO ANTONIO DO PARTIDO VERDE E ELE FALOU QUE
VAI TENTAR QUE EU FALE COM O REDATOR DA LEI , PARA TENTAR FAZER COM QUE
AUTOMOVEIS ACIMA DE TRINTA ANOS OU PELO MENOS AUTOMOVEIS ANTIGOS
MODIFICADOS (HOTs), FIQEM ISENTOS DA REFERIDA VISTORIA .
PRECISAMOS NOS UNIR PARA CONSEGUIRMOS OU UMA PLACA DIFERENCIADA
(PLACA AMARELA ) , OU QUE A FEDERAÇÃO BRASILEIRA ( QUE NÃO ESTÃO NEM UM
POUCO PREOCUPADOS COM A GENTE ) PARA PODERMOS COLOCAR PLACA PRETA NOS
NOSSOS HOTs .
AFINAL NOSSOS HOTs TAMBEM SÃO ANTIGOS , APESAR DE NÃO TEREM 80% DE
ORIGINALIDADE .
MEUS AMIGOS PENSEM , SE NO SEU ESTADO A VISTORIA NÃO CHEGOU ,
AINDA VAI CHEGAR .
CASO ESTE E-MAIL CHEGUE A ALGUM POLITICO QUE REALMENTE TENHA
INTERESSE EM NOS AJUDAR , POR FAVOR AVISEM .
MARIN
marin@marinolds.com.br (11) 78928155 nextel 9*15917

quinta-feira, 17 de março de 2011

Hotrods, a engenharia das emoções por trás do aço e da borracha

Perdoem-me os amantes de carros antigos originais, mas um hot
é mais que um carro antigo.
Idealizar mecânica, estética, conjunto harmônico e fazer tudo isto se completar exige paixão ferrenha.
Os hots nasceram de mentes rebeldes, de garotos indomáveis, que insolentemente burlavam regras antigas.
Eram castigados, desprezados e proscritos.
Com pouco dinheiro e muita audácia aqueles garotos de 50, 60 anos atrás faziam algo e fazer algo que distorcia o tradicional naquela época, tinha preço alto.
Foram tempos de pioneirismo, difíceis por natureza e com todos
os atritos desgastantes de quem ousa pela primeira vez.
Nem as mais profundas conversas entre eles sugeria que teriam tantos seguidores mundo afora.
Os rodders, como somos chamados, os aficcionados de carros antigos modificados, continuam rebeldes como seus pares de antão. Rejeitados em encontros de antigos originais ou aceitos como espuma dispensável em tais reuniões, nunca perdemos a fleuma.
Nem siquer conseguimos nos confederar como organização, pois é tanta a rebeldia que nos rebelamos contra nós mesmos.
Talvez tenhamos que continuar assim para não perdermos a nossa alma.
Há hots de todos os tipos, bem e mal construídos, caros, feios, bonitos, baratos, mas todos tem personalidade única.
A própria indústria automotiva tradicional se inspira, é seduzida e até se apropria
de nossa alucinação independente de estética e mecânica.
É a visão subjetiva do automóvel sob a ótica da rebeldia.
No link que indico abaixo há uma Bel Air 1955, ou Chevy 55, como os gringos falam, que é um primor de engenharia mecânica e estética.
É um dos mais belos hots que já vi, reunindo sem excessos tudo o que há de melhor em construção de modificados.
A bandeira da rebeldia está bem fincada no mundo automotivo e tremula forte pelo sopro audaz e veloz de todos os hotrods do mundo.


Chevy 1955

domingo, 13 de março de 2011

Quem tem medo da Inspeção Veicular?

Observo, hoje, 13 de março de 2011, pelo menos no Mercado Livre uma oferta anormal de hots e antigos modificados. Serão barbas de molho pela temeridade de enfrentar a Inspeção Veicular?
Não pude precisar exatamente. Penso que há muita gente dispensando seus brinquedos a preços bem digeríveis até. Talvez gente que não queira se incomodar com a tal Controlar e suas derivativas.
É um tempo esperado e que vai filtrar quem gosta mesmo de seus velhos brinquedões e os quer conservar para seus filhos.
Até 2012, o país todo deve estar alinhado com a tal inspeção ambiental, pelo menos os centros com mais de 200.000 carros. Fica a interrogação pelos municípios pequenos e como serão funcionalmente aparelhados estes últimos refúgios dos rebeldes.
É aguardar e ver onde nos levará este embate que se aproxima.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Conversa de um rodder gaúcho com rodder um mineiro

Reproduzo aqui algumas perguntas e respostas que troquei com um rodder, Marcelo de Moro, de BH sobre a situação dos hots em Minas, em 28/02/2011:

"Gostaria de te fazer algumas perguntas para saber como são as coisas aí em BH nesta ceara.

1. Como é a relação dos roders com este sobrevivente clube daí? É amistosa e são bem aceitos nos eventos?

O clube em si, não aceita HotRods, mas tem socios que convivem bem com proprietários de Hots, outros já são radicalmente contra...

2. Tens sido fiscalizado por policiais ou agentes de trânsito nas suas saídas? Eles implicam com algo ou foi multado ou advertido?

A fiscalização no Bra sil de maneira geral é muito fraca, por aqui voce passa mais de cinco anos sem ser parado em uma blits

Quanto a carros antigos, depende muito do bom senso do policial...

Já fui parado numa viagem para Brasilia onde o policial que me parou disse que queria apenas fotografar o carro, já o carro de um amigo que vinha atras, o policial queria multa-lo de qualquer forma...

3. Vistorias do Detran: os hots tem sido emplacados sem percalços?

A ultima vez que passei por isso, foi em 2001 quando a minha GMC ficou pronta, como ela tem todos os equipamentos obrigatórios em dia, não tive problemas, mas acredito que Hots sem parachoques e paralamas tenha problemas...

4. Como vc está encarando a tal Inspeção Ambiental Veicular, que vai chegar a todo Brasil? Seus hots passam sem muitas gambiarras?

Este é um fantasma que vem assombrando o nosso meio desde 1997, a nossa sorte é que devido a complexidade dessa inspeção, até hoje ela conseguiu entrar nos loldes como ela foi desenha...

Gambiarras, não devem ser aceitar pelos proprios donos dos Hots, pois, tudo que envolve segurança não pode ter exceção, o grande problema nosso é a questão da poluição, os indices permitidos nunca são baseados nos motores mais antigos... Os indices permitidos são menores do que um motor V8 zero km tinha na decada de 70... Então, como um motor já rodado poderia chegar num valor permitido?

Eram estas as que me ocorreram agora. Depois, em outro mail vou discorrer sobre mais algumas coisas sobre este assunto que tanto nos interessa.

Um outra coisa, gostaria que vc contasse como construiu seus hots e toda a trajetória de como contrui u seu sonho. Fotos tb seriam benvindas. Gostaria de inserir a história de seus hots no meu Blog.

Está é uma longa história, até hoje não conheço um dono de Hot que não teve seu sonho quase virando um pesadelo...


Um abraço e desde já te agradeço por esta nova amizade por afinidade.

Um abraço para voce tambem... "

Marcelo de Moro

Carlos Alberto