Poste no seu Twitter !

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Lá vem bomba pra cima dos antigos...

Anfavea diz que carros antigos poluem até 28 vezes mais

Levantamento da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) conclui que a poluição originada do motor de um carro com mais de 15 anos de uso é 28 vezes maior que o de um carro novo, com menos de 6 mil quilômetros rodados. "Cerca de 33% da frota é responsável por 80% da poluição", diz Henry Joseph Junior, presidente da Comissão de Energia e Meio Ambiente da Anfavea, referindo-se à porcentagem de veículos com mais de 15 anos de uso. "E um carro com mais de 15 anos de rodagem, se não estiver bem regulado e com manutenção perfeita, polui ainda mais."

A frota paulistana, segundo números do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), soma hoje mais de 6,7 milhões de veículos. Excluindo os que já deixaram de rodar e estão sucateados, a estimativa da Anfavea é que sejam entre 4,5 milhões e 5 milhões de carros circulando pelas vias. Do total, 23,9% têm mais de 20 anos de rodagem e despejam na atmosfera 67,1% dos poluentes. Outros 9,9% dos veículos têm entre 15 e 20 anos e emitem 13,1% dos gases que sujam o ar diariamente.

Já foi pior. Depois do Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), as emissões foram reduzidas drasticamente. "Em 1988, o monóxido de carbono emitido por um veículo de passeio era de 24 gramas por quilômetro. Baixou para 12 g/km em 1992. Depois foi a 2 g/km, em 1997, e, hoje, chega a 1,3 g/km", diz Joseph. Hoje, a idade média dos automóveis com placas de São Paulo é de 12,7 anos.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Corpo de um, coração de outro

Aí está o estranho... fica um visual anacrônico demais...
Published with Blogger-droid v1.5.9

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Tampa de diferencial e mangueiras cromadas

O próximo passo agora é colocar uma tampa de diferencial aletada de alumínio polido na Ford 29.



Igualmente mangueiras de arrefecimento revestidas com malhas cromadas para dar um visual bem gringo na velhinha.


Chegou a tampa da Racechrome

Uma das coisas que me incomodavam na Ford 29 era aquele Chevrolet na tampa de válvula... Não que eu não goste da marca, adoro. Tenho uma Blazer e um Omega. No entanto ficava meio fora de esquadro aquele Chevolet reluzente no cofre da velha menina bonita. Ficava estranho, pelo menos para mim. Comprei uma tampa de válvula da Racechrome que fica mais harmonioso ali. Claro que sempre revelo que o motor é de Opala 4 cilindros, mas fica muito mais condizente com esta nova tampa.



quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Post de meu Xperia10

Blogando por um smartphone

Published with Blogger-droid v1.5.9

Apaixonado pelo desconforto

Circular pela pick-up Ford 1929 é um desconforto. Dura, posição de dirigir quase como uma cadeira elétrica, vidro baixo forçando a inclinar a cabeça para ver o sinal ( farol, sinaleira...), apertada, sem ter onde colocar os objetos... enfim um grande desconforto.No entanto é o carro que mais gosto de circular. É apaixonante andar num carro de época preparado, único, exclusivo.
É impossível você parar em algum lugar e não vir alguém tirar fotos e perguntar sobre o carro.
A mistura do antigo e do novo forma um mix de passado e futuro difícil de descrever. É um desconfortante prazer de dirigir.

Série Sites e Blogs legais

Amigos do Carro Antigo

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Inspeção Veicular - REPROVADO !

Mais da contundência de Flávio Gomes aqui: REPROVADO !

Inspeção Veicular

Um texto antigo, de janeiro de 2010, mas ainda válido...


SÃO PAULO (respostas, respostas…) - Senhoras e senhores, eu vinha evitando falar nesse assunto por puro egoísmo, já que ele não me afetava. Trata-se da inspeção veicular instituída em São Paulo no ano passado, ou retrasado. Primeiro, para carros mais novos, a partir de não sei qual ano — o que simplesmente não faz sentido algum quando se sabe que os carros mais velhos são aqueles que apresentam mais problemas, da segurança à emissão de poluentes.
Pois, agora, todos terão de fazer a tal inspeção. Independente do ano, da cor da pele, do credo que professa.


Mas isso é algo que sei de ouvir falar. A Jackie Della Barba me enviou o link de um blog, da historiadora e educadora Maria da Conceição Oliveira, a Maria Frô. Neste post, ela mostra sua mais do que justificada indignação com a forma com que essa questão está sendo tratada em São Paulo.


Na essência, o que Maria Frô diz é o seguinte: quando é que o governo estadual ou municipal avisou a cada um de nós, oficialmente, sobre essa papagaiada? Quais informações nos foram passadas de maneira oficial, com carta em papel timbrado ou coisa do gênero?
Quem sabe de alguma coisa, sabe pela imprensa. Mas ninguém é obrigado e ler jornal todo dia, nem a ver TV, nem a escutar rádio. Quando o Estado quer falar com o contribuinte, quando inventa uma nova taxa, uma nova obrigação, que o faça diretamente. Não pode supor simplesmente que todos encontrem as informações espontaneamente. É assim com os carnês que recebemos todos os anos, de impostos de todos os tipos. Eles chegam a nós. Não vamos atrás deles. Sobre essa vistoria, eu não recebi porra nenhuma. E o Detran tem meu endereço em uma pancada de carros registrados em meu nome. Não ter recebido nada, em tese, me desobriga de saber do que se trata essa merda.


O que ouvi falar, sei lá quando, é que o valor pago seria devolvido, e agora não será mais. Como disse, não me importei porque nenhum carro meu se enquadrava na massa veicular para a qual a vistoria seria obrigatória. Sempre fiz meus licenciamentos pela internet, pagando todas os impostos e taxas de envio, justamente porque, como a Maria Frô, tenho pavor de ir ao Detran, um antro de burocracia burra e incompetente, terreno fértil para a corrupção e área de atuação de despachantes, aqueles que vivem das dificuldades que o Estado cria, para que compremos facilidades de alguém. E depois que tiraram o Detran do prédio do Ibirapuera, nem sei mais onde fica. E nem quero saber.

Pois agora tenho uma pilha de IPVAs para pagar e de carros para licenciar, e não sei o que fazer. Dizem que existe um selo verde, e que sem ele nenhum documento de 2010 será emitido. Que merda é essa? Não entregam mais o documento se não for feita a vistoria? O governo poderia, por favor, se comunicar com este pobre cidadão para me dizer o que fazer? Onde fazer? Em que categoria se encaixam meus carros com placa preta, de coleção, que passam o tempo todo na garagem porque é impossível andar na merda do trânsito desta cidade?
Leiam a carta aberta da Maria Frô ao prefeito e ao governador. Ela está coberta de razão. O governo parece ter vergonha dessa picaretagem que é a inspeção veicular. Sei bem como ela funciona em países desenvolvidos. Às claras, com seriedade, transparência.
Alguém aqui pode me dizer o que fazem nessa inspeção? Medem o desgaste de pneus? A emissão de fumaça? Checam os freios? A parte elétrica? O alinhamento da direção? Que porra é essa, afinal?

Estou muitíssimo propenso a não licenciar nunca mais meus carros antigos. Foda-se. Não pretendo vender nenhum deles, mesmo, então que se danem os documentos. Vão ficar parados, ou no máximo rodarão em um condomínio fechado. Não vou encarar o trânsito de São Paulo, correndo o risco de ficar boiando em alguma avenida, para levar cada um deles a um agente vistoriador que não sei que pito toca, que não tem informação nenhuma sobre as características de um veículo histórico, que não sabe o que é uma placa preta, que vai achar que DKW faz muita fumaça e é culpado pelo aquecimento global.
Se alguém quiser inspecionar meus carros, que vá em casa. Ou, então, alerte as autoridades policiais para que me parem na rua.

por Flávio Gomes






É jornalista, dublê de piloto e escritor. Atua em jornais, revistas, rádio, TV e internet. “Um multimídia de araque”, diz ele. No Twitter, @flaviogomes69

domingo, 5 de setembro de 2010

Omega 001 no Dia do Antigomobilista

No dia do antigomobilista, o Omega Clube foi convidado a colocar dois carros na pista do sambódromo de São Paulo.. na ocasião teve também o desfile dos carros antigos... e, por incrível que pareça, também desfilamos como convidados... e digo mais... na hora de passar pelo apresentador, ele pediu para parar os carros e elogiar o clube... foi muito especial essa noite.

veja um pouco de como foi o desfile...e claro uma surpresa a todos.


Postado originalmente no Forum do Omega Clube pelo membro OCDMAFIOSO